PT EN

Este site foi desenvolvido e testado nos seguintes browsers: Firefox 3.5, Opera 9.8, Internet Explorer 8, Safari 4 e Chrome 4.

Para obter uma melhor experiência de visualização utilize um destes browsers.

twitter
 
       
 
COMUNICAÇÕES

Quinta-Feira, 17 de Junho de 2010
José Manuel Pérez Díaz
Licenciado em Engenharia Industrial, é o Director do Parque Industrial Valle del Nalón, S. A. U., no qual promove o apoio à criação e consolidação de empresas e desenvolve programas de promoção da cultura empreendedora (Rede de Formação de Empreendedores), que abrange desde crianças de 4 anos até empreendedores com projectos já implementados, passando pelo ensino secundário e universitário.
Membro desde 2007 da Associação Internacional de Empreendedores Sociais ASHOKA, entre 1987 e 2004 criou empresas como a Centrales Eléctricas del Principado, SA, Mundinovi Sport, S. A. e I.T.KINE, S.L. e participou na construção de infra-estruturas industriais como a Fábrica Siderúrgica de La Felguer e outras instalações de construção naval.
Veronica Chesi
Mestre em Ciências e Tecnologias Agrárias na Universidade de Turim, Itália. Trabalhou em organizações não governamentais e em organismos internacionais para realizar projectos de desenvolvimento rural e de segurança alimentar no Brasil e na Indonésia.
Actualmente trabalha na sede internacional do Slow Food, onde coordena as actividades da associação no Portugal, no Caribe mais alguns países da América Latina como Chile, Venezuela.
Artur Cristóvão
Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em 1978. Mestre e Doutor em Educação Contínua e Vocacional, especialidade de Extensão Educativa, pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, em 1983 e 1986, respectivamente. Agregado em Extensão Rural pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 1995. É Professor Catedrático de nomeação definitiva da UTAD desde Maio de 1997.
Tem dado colaboração docente noutras instituições académicas, no país e no estrangeiro, nomeadamente: Escolas Superiores Agrárias dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Coimbra; Universidades dos Açores, Évora e Santiago de Compostela; Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa; Instituto Agronómico Mediterrânico de Montpellier (França); Instituto Agronómico Mediterrânico de Chania (Grécia); Centro Nacional de Estudos Agronómicos das Regiões Quentes (França); e Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).
Foi Investigador e Coordenador de diversos Estudos e Projectos de Investigação nas áreas da Educação de Adultos/Extensão Educativa e do Desenvolvimento Rural. Exerceu diversas funções de gestão universitária na UTAD, por nomeação e eleição.
Participou em numerosos júris de mestrado e doutoramento e outras provas académicas ou ligadas à carreira de investigação, na UTAD e noutras instituições, em Portugal e no estrangeiro.
Contribuiu de forma activa no planeamento, organização e animação de cerca de nove dezenas de Congressos, Seminários, Encontros, Palestras e Acções de Formação, no país e estrangeiro.
José Tirapicos Nunes
Doutor em Ciências Agrárias, especialidade de Suinicultura, com as disciplinas afins de Nutrição Animal, Alimentação Animal e Reprodução e Lactação, na Universidade de Évora, com a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor (1993). Obteve o grau de Agregado pela Universidade de Évora com aprovação por unanimidade do Júri em 2003.
Director do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora e Representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior no Conselho Regional da CCDRA.
Teve como mais recentes projectos:
- Projecto RECITE “Towards Sustainable Development of Marginal Rural Areas in Europe: A Network of Local and Regional Authorities (Trentino/Italy; Lapland/Filand; Alentejo/Portugal)” (1998 - 2000), representante do ICAM - EU.
- Projecto AGRO 204 "Estudo da Aplicabilidade de Técnicas Auxiliares de Reprodução ao Sistema de Produção Extensiva de Suínos Alentejanos" (em curso). É chefe de Projecto.
- Projecto AGRO 226 "Optimização da Produção de Porco De Raça Alentejana Destinada à Produção de Carne para Consumo em Fresco" (em curso). É chefe de projecto.
Mónica Lazo
Doutorada pela Universidade de Valladolid (Escola de Engenharia Agrária) tendo como título da tese “Gestão do enoturismo na D.O Ribera del Duero 2004-2007”. Mestre em Gestão Comercial e Direcção de Marketing pela Escola de Negócios ESIC, Madrid.
Actualmente Professora da Universidade Europeia Miguel de Cervantes (Faculdade de Ciências Humanas e da Informação) das cadeiras de Marketing Estratégico Aplicado, Direcção de Comunicação, Embalagem e Imagem de Produto, Crítica Publicitaria e Criatividade Publicitaria.
Salvatore Basile
Engenheiro Agrónomo, especialista em agricultura biológica, com especialização em desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica no sector agrícola. Presidente da Associação BIOCERT (desde 1994). Presidente da AIAB Campania - Associação Italiana para a Agricultura Biológica (desde 2001). Membro do Conselho de Administração da Fundação Italiana para a Agricultura Biológica e Biodinâmica. Fundador e Coordenador do Primeiro Distrito Biológico "Cilento" na região da Campânia.
Susana Fonseca
Doutoranda do ISCTE no Programa de Doutoramento em Sociologia a trabalhar no projecto: “O princípio da prevenção nas políticas de ambiente - o caso da eficiência energética”;
Mestre em Turismo, Ambiente e Identidades Locais da responsabilidade do Departamento de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;
Licenciada em Sociologia, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa;
Assistente de investigação na área da Sociologia do Ambiente no Observa - Ambiente, Sociedade e Opinião Pública;
Principais áreas de trabalho: percepção de risco, representações sociais, movimentos sociais
Presidente da Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza (desde Março 2009);
Membro da Direcção Nacional da Quercus (desde Março de 2003);
Principais áreas de trabalho: política europeia de químicos, desenvolvimento sustentável, ambiente e saúde, resíduos, energia, sensibilização/informação ambiental;
Membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em representação das ONGA nacionais (desde 2007);
Formadora na área da sensibilização ambiental.
Brendan Dunford
Doutorado pela NUI Dublin (UCD) ”O impacto da agricultura no património natural do Burren”
Gestor do Projecto BurrenLIFE ”Agricultura para a Conservação no Burren”
Consultor Ambiental
Co-fundador, Director e Secretário, Burrenbeo Trust
Director do Forum Europeu de Conservação da Natureza e Pastoreio
Interessado e empenhado em debater assuntos relacionados com a gestão sustentável do património ambiental, particularmente através da educação, comunicação e trabalho em parceria com as comunidades locais. Actualmente é o gestor do projecto BurrenLIFE e co-fundador do projecto de parceria que lida com a temática da agricultura e conservação no Burren. Como voluntário trabalha também no Burrenbeo Trust que se dedica a questões de educação, investigação e conservação no Burren.
Lívia Madureira
Professora Auxiliar do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão (DESG) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Doutorada em Economia Agrária pela UTAD, em 2003. Especialista em valoração económica do ambiente. Investigadora do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD). Desenvolve trabalho de investigação e formação avançada nas áreas da economia e gestão ambiental, com um enfoque particular para a sua aplicação ao nível da promoção do desenvolvimento sustentável.
Carlos Rio Carvalho
Engenheiro Silvicultor e Mestre em Gestão de Recursos Naturais.
Consultor na área do Ordenamento, Gestão e Conservação da Floresta, dos Recursos Bravios e da Biodiversidade, desde 1987.
Fundador e actual Presidente do Conselho de Administração da ERENA, Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, S.A.

 

Sexta-Feira, 18 de Junho de 2010
José Carlos dos Santos
Licenciado em Agronomia, Especialidade Agro-Pecuária, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, e Mestre em Agricultural Management, pela Universidade de Reading, Reino Unido. Encontra-se em fase de conclusão do Curso de Doutoramento em Economia Agrária, pela Universidade Politécnica de Madrid, Espanha, com o tema “Viabilidade das Explorações Leiteiras num cenário de desligamento dos apoios e de condicionalidade: um estudo de caso no noroeste de Portugal”. Actualmente é docente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, na área da Economia e Gestão das Empresas Agrícolas e do Desenvolvimento e Extensão Rural desde 1988, sendo responsável pelas disciplinas de Economia e Gestão Agrárias, a Análise de Projectos, Desenvolvimento e a Extensão Rurais, Tecnologias da Informação, Economia Ambiental e Gestão de Cooperativas. Entre os diversos projectos de investigação e trabalhos publicados, destacam-se “Os Investimentos nas Explorações Agrícolas”, o “Impacte dos Prémio e Subsídios à Produção e ao Rendimento Agrícola” e a “Agricultura e Áreas Protegidas na Região Norte”, realizados no âmbito do Observatório das Dinâmicas e Bloqueios ao Desenvolvimento Rural na Região Norte de Portugal.
Estefanía Fernández
Licenciada pela EOI Escuela de Negocios em Criação e Desenvolvimento de Empresas e Bacharel em Turismo, especializada em Turismo Alternativo pela C.E.N.P. Universidad de A Coruña.
Actualmente é Socia-gerente da empresa de Serviços Turísticos Meigalicia S.L. Galiza, Espanha, dedicada à organização, logística e serviços de tradução para diferentes empresas e produtores internacionais.
Artur Cardoso
António Figueiredo
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia leccionando as cadeiras de Crescimento Económico, Macroeconomia I, Desenvolvimento Regional e de Globalização e Desenvolvimento Económico. Exerceu uma importante actividade de consultor para a Comissão de Coordenação da Região do Norte. Enquanto consultor internacional tem colaborado em estudos internacionais para a Comissão das Comunidades Europeias nomeadamente em matéria de estudos de prospectiva territorial, de cooperação inter-regional e transfronteiriça e de avaliação da estratégia europeia de emprego. Integra os quadros da Quaternaire Portugal, onde exerce funções de Administração. Coordena os trabalhos do Plano Regional de Ordenamento do Território da Região Centro e integra a equipa de avaliadores ex-ante do Programa Operacional Potencial Humano do QREN 2007-2013.
Frederico Lucas
Pai de dois rapazes e uma rapariga.
Autodidacta: Economia, Sociologia, Migração, Turismo, Geografia.
Co-autor do projecto Novos Povoadores.
Dinamizador Territorial na Info-excelência.
Autor dos conceitos territoriais: Economia DNS; Hardware Territorial.
Gestor e autor de uma plataforma de partilha de conhecimento para infra-estruturas territoriais, aplicada a em 130 projectos desde 1993, incluindo a Ponte Vasco da Gama e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Empreendedor desde 1992 na área da comunicação para a competitividade territorial.
Cristina Coelho
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é Sócia-Gerente das empresas SUPERAÇÃO SPA CONSULTORIA – Estudos, Projectos e Assessorias, Lda e da ARREGAÇAR AS MANGAS – Desenvolvimento, Inovação Social e Empreendedorismo, Lda.
Presentemente é a CEO do EEIG GLOCAL – Agrupamento Europeu de Interesse Económico e Directora do projecto GLOCAL – Empresas Locais com Orientação Global (www.iniciativaglocal.eu), promovido pela Superação SPA Consultoria.
Francesco Molinari
Gestor de projecto na Lunigiana Amica (www.lunigianaamica.it), membro de Terceira onda da ENoLL – the European Network of Living Labs. Licenciado e Mestrado em Gestão Pública Local (Universidade de Siena 2007 & 2005) e Bacharel em Economia e Sociologia (Milan “L. Bocconi” University, 1990). É também Doutorado em Gestão Pública da Universidade de Siena, Departamento de Negócios. Actualmente é um investigador independente e gestor de vários projectos de organizações Europeias públicas e privadas, desde 2009 está associado a uma empresa de Consultadoria baseada em Londres 21C. Entre 2007 e 2008 aderiu à International Research Unit at ALTEC SA, a segunda maior empresa Grega de I&D, tendo como responsabilidade a investigação de eGovernança. Entre 2003 e 2006 é professor contratado na Universidade de Pisa, responsável do módulo de eGovernança na Faculdade de Ciências Políticas. O seu percurso inclui 5 anos como consultor numa Câmara Municipal de cidade Italiana de dimensão média e a coordenação de um Pacto Territorial no valor de 50 milhões de Euros.
Marko Joas
Professor em Administração Pública, Åbo Akademi University
Director do Departamento de Ciências Políticas
As áreas de investigação do Prof. Joas incluem as análises de administração e políticas ambientais ao nível local. As suas investigações na Finlândia, Mar Báltico e Europa, destacam igualmente processos de nível local para o desenvolvimento sustentável. O Prof. Joas também trabalhou com questões de formas alternativas de democracia, especialmente no sector ambiental.
Vários dos seus projectos têm carácter empírico, muitas vezes baseados em monitorizações de larga escala, dirigidos à governação local e administração de áreas urbanas. O seu último projecto inclui ênfase sobre pesquisas interdisciplinares e sobre as fronteiras sectoriais tradicionais, assim como cooperação com stakeholders e utilizadores finais dos resultados das investigações.
André Martinuzzi
http://www.sustainability.at/?k=team&u=martinuzzi


Actualizado em 21 de Maio de 2010

   

Entidades Promotoras

IPVC ESA-IPVC ARDAL INCUBO CIM ALTO MINHO

Apoios

Crédito Agrícola

Pegada Ecológica

Sumidouro de Carbono
 
  Polí­tica de Privacidade | Termos de uso www.ipvc.pt